sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

MONTENEGRO: ENTRE O MAR E AS MONTANHAS, UMA PAISAGEM DE TIRAR O FÔLEGO...


Montenegro é mais um país que curto muito, por sua história, belezas (maravilhas mesmo!), por sua língua, bem próxima do idioma russo, entre outras coisas.Nunca estive lá- ainda! Mas o país está na minha lista de  prioridades.

Como seu próprio nome indica, Montenegro é uma pequena e montanhosa república situada nos Balcãs, aliando às suas paisagens montanhosas as águas do Mar Adriático (o país tem uma área  de 13.810  km², pouco superior à área da Região Metropolitana de Belo Horizonte, com 9.600  km².
Faz fronteira com a Albânia e o Kosovo, a Bósnia e Herzegovina, com a Croácia e a Sérvia. Pelas fotos e vídeos que já vi deste país, não resta dúvida de que deve ser um dos lugares mais lindos do mundo.
Pertencia à antiga Yugoslávia (de 1945 a 2003), passando - posteriormente, a integrar o Estado da Sérvia e Montenegro e, a partir de 2006 - se tornou o mais recente país independente do mundo.
Sua capital foi Tsetine,  retratada nas duas primeiras fotos abaixo. A partir de 1918 a capital passou a ser a cidade Podgoritsa(fotos após Tsetine), que é, também, sua maior cidade.

Ponte do Milênio

Mas, o objetivo deste post não é ficar com longas dissertações sobre a história deste país tão lindo e hospitaleiro, mas sim o de fornecer uma alternativa ao turismo convencional, normalmente focado, em termos de Europa, em sua parte mais a oeste. Os ex-integrantes da cortina de ferro possuem locais incríveis e julgo necessário que os ocidentais os descubram. Sem sombra de dúvidas, vale a pena. É por isso que o post será na base das fotos, a fim de que o "turista virtual" faça uma boa viagem...
Começando pelas maiores cidades do país:
- NIKCHITCH:

- PLEVLIA:
- GUERTSEG:
Chegando às mais lindas:
- BUDVA: Esta cidade é uma estação de águas


 - KOTOR:

A grande maioria da população é cristã ortodoxa.Oitenta porcento usa como idioma o sérvio e 20% o montenegrino, idioma derivado do sérvio, podendo, mesmo, ser considerado um dialeto.  

Sobre este esplêndido país, escreveu o poeta britânico Lord Byron:
"No instante do nascimento de nosso planeta, o mais lindo dos encontros entre a terra e o mar aconteceu em Montenegro.Quando semearam as pérolas da natureza, nesta terra deixaram um punhado inteiro..."
Já o poeta maior, Vladímir Puchkin, menciona os  montenegrinos da seguinte forma:
"Montenegrinos? O que é isto?
Bonaparte perguntou.
É verdade que esta  é uma tribo cruel,
que não teme as nossas forças?

fontes:
http://turizm.etna-gk.com/
www.yandex.ru
www.laris.tour.ru

[Valid RSS]