terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O Egípcio (Mika Waltari): Considerações sobre o livro e vídeo do filme homônimo


O livro  conta a vida de um médico egípcio -Sinuhe- médico do Faraó e narrador da história. Abandonado quando criança, foi criado por pais adotivos. Tendo ingressado na corte do faraó Amenhotep IV (Akhenaton),ele conhece uma mulher bela e ardilosa, por quem se apaixona de tal forma, que perde todos os seus bens e a própria dignidade moral, fugindo de seu país. Trava amizade com um dos comandantes do Faraó - Horemheb -  que dirige sua carruagem passando por cima das mulheres, crianças e velhos das terras conquistadas.
Sinujhe se torna espião do exército egípcio, viajando, então,  para as terras da Babilônia, Creta, Gaza, Hati e Síria.O autor, um finlandês, faz nesta obra a reconstituição da história egípcia de mais de um milênio antes de Cristo.Narra fatos reais em estilo literário, abrangendo todo o mundo conhecido a época, nos levando a 'viajar' com ele por lugares fascinantes:
 "Falarei agora de Creta e do que vi acolá;(...).Em parte alguma do mundo eu vi algo tão estranho e belo como Creta, por mais verdadeiro que seja haver eu viajado por todas as terras conhecidas.Assim como a espuma cintilante arrebenta na praia, como as bolhas fulguram em todas as cinco cores do arco-íris, como o reverso das conchas fulge expondo a madrepérola, assim Creta se ostentou diante dos meus olhos".

Outros personagens são,  ainda, Neferneferner, "com quem as irmãs do pecado jamais poderiam competir"; Minea, a virgem votada aos deuses e que dançava nua diante dos touros sagrados; Nefertiti, "cuja beleza perigosa em demasia,por estar combinada com a malícia e a inteligência aguda"; o escravo  Kaptah Kaketamon e a irmã do Faraó Akhnaton.
A história do Faraó é contada com boas doses de intrigas, morte, guerra, paixão, amor e luta religiosas, ao mesmo tempo em que Sinuhe vai revelando sua vida, ora radiante, ora sem esperanças.

Ficção e fatos reais interagem o tempo todo, tendo como foco a corrupção e os valores humanos, dando ao leitor o verdadeiro prazer de uma boa obra literária.A editora é a Itatiaia, aqui das Minas Gerais.São 543 páginas por R$ 50,00 .

Minha opinião a respeito da obra: é boa, mas sou suspeita - viciada em literatura russa, custo a achar uma obra realmente fantástica, tanto quanto acho um Dostoievisk ou um Tolstoi. Ou como acho alguns franceses, a exemplo de Camus. Ou - o maravilhoso Saramago. Trata-se de um romance histórico, temática que aprecio bastante. O livro é bom,  leitura te prende e isto é tudo.

Aproveito para deixar, aqui, o filme homônimo, baseado nesta obra de Waltari:



Sobre o Autor:


Mika Waltari  nasceu em Helsinki. Por muito tempo foi  quase desconhecido fora da Finlândia, sua pátria, até o lançamento de "O Egípcio". Escreveu uma certa quantidade de peças teatrais, poemas e novelas, fazendo sucesso em seu país. Para fazer este livro ele empreendeu muitas pesquisas e, finalmente, depois de 1945, estourou", sendo o livro traduzido em diversos idiomas.
 
fontes: 
www.youtube.com
www.google.com.br

Áudio livro em francês: Caligula (Albert Camus(

Você estuda francês? Então este post é mesmo para você! Baixe  agorinha mesmo. O nome do autor dispensa maiores comentários. Albert Camus é um grande escritor, dramaturgo, ensaísta, jornalista, filósofo e ativista político. Francês, nascido na Argélia.
Caligula é uma peça teatral escrita por Camus e encenada em 1938. Sua primeira publicação foi em 1944, pelas edições Gallimard, tendo sofrido, posteriormente, inúmeros retoques. Faz parte, ao lado de "O Estrangeiro" e de "O Mito de  Sisifo" do que foi denominado por Camus de "Ciclo do Absurdo". Calígula foi um imperador romano, normalmente tido por devasso, dono de uma natureza extravagante. ; mas o Caligula de Camus ganha outra dimensão, estando sempre em busca do impossível.
No Brasil esta peça foi encenada por Thiago Lacerda, em 2011 e neste mês de janeiro de 2012.

PARA BAIRAR O ÁUDIO LIVRO, VOCÊ SERÁ REDIRECIONADO
PARA O SITE LITERATURE AUDIO.COM:


http://www.litteratureaudio.com/livre-audio-gratuit-mp3/suetone-caligula.html


fonte: 
www.literatureaudio.com
[Valid RSS]