sexta-feira, 16 de março de 2012

Histórias de Nasrudin

Nasrudin é um sábio da tradição sufista, a tradição mística do Islã. Na busca de uma relação direta com Deus, os sufis (ou sufistas) se utilizam de cânticos, danças e de pequenas historietas. Historias cheias de bom humor, que têm como personagem central o Mestre Nasrudin, que vai levar o leitor a perceber o paradoxo da vida e nosso modo de pensar condicionado, na tentativa de nos abrir novas possibilidades de consciência.

Nasrudin é desconcertante e nos ensina a rir de nós mesmos como forma de autoconhecimento. Indescritível personagem, este "Mullá"(1) existe em várias culturas e sua origem, se é que realmente existiu, é um mistério. Dizem uns que viveu na Anatólia, mas não se sabe ao certo e tal mistério pode ser uma forma sutil de mostrar o que realmente importa, ou seja, a mensagem de Nsrudin.
- Profundezas escondidas:

Um dia, andando pelo mercado, o Mullá viu que se vendiam pássaros por quinhentos reais cada. "Meu pássaro", pensou, "que é maior que todos estes, vale muito mais".
No dia seguinte, levou ao mercado sua galinha de estimação. Ninguém lhe ofereceu por ela mais que cinquenta reais. O Mullá começou a berrar.
- "Gente, isto é terrível! Ontem vocês vendiam pássaros com apenas a metade do tamanho do meu por um preço dez vezes maior!"
Alguém o interpelou: - "Nasrudin,  aqueles de ontem eram papagaios - pássaros falantes. Valem mais porque falam".
-"Idiotas!", disse Nasrudin. - "Vocês os valorizam porque falam! Este pássaro aqui, que tem pensamentos maravilhosos e nem porisso incomoda os outros com conversa fiada, esses vocês rejeitam!"

Notas:
(1)Título dado a alguns líderes religiosos islâmicos.
Fonte: 
Livro Histórias de Nasrudin, da Edições Dervish
[Valid RSS]