terça-feira, 2 de outubro de 2012

Livraria Más Puro Verso e um pouco da boa música de Eduardo Matteo


 Pesquisando o blog da livraria  uruguaia "Más Puro Verso", lugar que adoro frequentar, tanto pessoal, quanto virtualmente, deparei com uma  relação de discos de música popular nativa e, dentre eles, selecionei, para este post, um cantor que me fascinou: Eduardo Matteo.

Antes  porém, de falar um pouco sobre Matteo, vou falar sobre esta livraria, por fascinante que é. Nela, quando em Montevideo, gosto de passar horas: além de oferecer um acervo rico e variado, tanto de livros, quanto de discos,  ela fica em um prédio lindíssimo, tombado pelo patrimônio histórico uruguaio.
Situada a Rua Sarandi, 675,  num edifício histórico da cidade velha, a Casa Pablo Ferrando, edifício  que já sediou uma ótica  homônima, se transformou em livraria e, com certeza, num local referência para os que compartilham minha paixão por livros.
 Eu lá


Construído em 1917 pelo arquiteto  Leopoldo Tosi, seu  estilo  é "art nouveau", com a fachada em ferro e vidro, conforme fotos abaixo:



 O  lindo vitral, que você pode visualizar a abaixo, possui um relógio integrado a ele. Aiinda é o original,  assim como original é o antigo elevador do prédio, possivelmente o primeiro a ser instalado na capital uruguaia e, que ainda hoje, funciona perfeitamente bem.

A livraria se instalou na planta baixa do prédio. Na parte superior funciona o espaço gastronômico, com um cardápio tão variado quanto o de títulos de livros oferecidos.Tudo isto diante de uma das mais belas vistas da cidade: a porta da cidade velha,o Palácio Salvo e o Teatro Solis.


Quanto ao acervo, são mais de 200 mil livros a venda, com fartura de publicações em ciências humanas, entre outras áreas disponíveis.

Veja um pouco mais desta livraria no vídeo publicitário abaixo.


 

 


Agora, passamos a Eduardo Matteo.

Falecido aos 50 anos, em 1990, Matteo foi um dos grandes representantes da música de seu país,sendo super querido por lá. Cantava baladas, bossa nova, candombes(1), etc. Ele começou cantando músicas brasileiras: era fã de João Gilberto, como conta, no vídeo a seguir, outra fera da música uruguaia, Ruben Ruda:


Além de cantor, Matteo foi, também, músico e compositor. Possui trabalhos solo e em parceria com outros grandes nomes locais. Você verá todos os títulos de seus álbuns acessando o blog da livraria (no final desta página). 
Fiquem agora com o som do artista. 

Espero que gostem.




Eduardo Matteo com Fernando Cabrera:

__________________________________________________________________
Notas da Milu:
(1) De acordo com a Wikipédia, o candombe  tem um papel significativo na cultura do Uruguai dos últimos duzentos anos, foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade. E uma manifestação cultural originada a partir da chegada dos escravos da África

Fontes:

www.youtube.com
http://www.libreriapuroverso.com
http://libreriapuroverso.wordpress.com/ 
[Valid RSS]