terça-feira, 14 de abril de 2015

Visitando Ponferrada, Espanha


Fonte: http://www.spain.info/pt/

 Localizada na Espanha, capital da comarca de El Bierzo, Ponferrada é uma das etapas principais do famoso "Caminho de Santiago", já na província de León, na Comunidade Autônoma de Castilla e León. Ela fica aos pés de um imponente castelo fundado pelos templários e que tive a felicidade de conhecer em julho de 2014. Infelizmente, no dia que fui ao castelo, ele estava fechado e, como eu estava na Galícia e não em Castilla e León, não voltei lá, mas tirei muitas fotos do castelo pelo seu lado de fora. Em julho agora retorno, já com os forários de funcionamento desta maravilha: sou fascinada pela história medieval em geral e dos Templários, em particular.

Ponferrada tem seus primórdios em uma antiga cidadela da época romana. Aliás, na região de Castilla e León e da Galícia  visitamos outros sítios antigos incríveis do período romano, como Las Médulas, em Castilla e León e uma não menos incrível cidadela celta - Citania de Santa Tecla, na Galícia -  matéria para um futuro post.

Voltando à história de Ponferrada, tem-se que no auge das peregrinações a Santiago de Compostela, ainda no século XI, surgiu um burgo denominado Pons Ferrata, assim chamado devido à construção de uma ponte reforçada com  ferro.

EEm 118, o rei Fernando II, de León, doou o burgo aos  cavaleiros da Ordem dos Templários, dando a eles a missão de defenderem os peregrinos naquele trecho do Caminho de Santiago. A fortificação original foi reconstruída e ampliada pelos cavaleiros por volta de 1282. Eles construíram ali um castelo e nele se estabeleceram. Isto favoreceu o crescimento demográfico local e o desenvolvimento comercial da região. O castelo fica sobre o rio Sil e reina sobre o centro histórico da cidade. 


Fonte: http://www.diariodeleon.es/noticias/bierzo/

 Fonte: https://umbrasileironaespanha.files.wordpress.com
Com uma  planta é poligonal, ele é acessado pelo lado sul por uma ponte levadiça sobre o fosso.
Sua fachada principal é flanqueada por duas torres unidas por um arco duplo. Em torno a um grande pátio interior (este eu consegui enxergar por uma fresta do portão) aparecem diversos recintos, como a Sala das Armas ou os estábulos, sua Torre da Homenagem e outras, como as de Malpica,de Cabrera, Malvecino, etc.

Aos pés do Castelo se estende o centro histórico da cidade e você entra nele pela Rua del Reloj e é nela que se ergue a Torre do Relógio, construída sob o reinado de Carlos I, século XVI. Junto a esta torre fica o , um edifício de duas plantas construído em 1565.


Torre do Relógio


Convento

Na fachada do convento se destaca um nicho com a imagem da "Puríssima Conceição". O final da rua dá para a Praça de la Encina, um tradicional lugar de comércio.

Fonte: http://www.foro-ciudad.com/leon/



 Foto dos meus arquivos pessoais: final da rua de la Encina

Nesta rua, se localiza a Basílica de la Encina, um dos edifícios religiosos mais destacados da cidade.

Foto dos meus arquivos pessoais: Basílica de la Encina
 Este templo foi construído em estilo renacentista, no ano de 1.53; no entanto, sua torre é do estilo barroco, tendo sido construída em 1.614. Seu interior é magnífico e seu altar Maior data do século XVII.
Fonte:http://www.infoesquelas.com/


Fonte: asílica de la Encina - Minube.com

Fonte: http://commons.wikimedia.org/wiki/

Ainda na rua del Reloj, o visitante não pode deixar de conhecer o antigo cárcere, hoje Museo del Bierzo. Por meio de objetos, ferramentas e diversas obras de arte, alí está concentrado o legado histórico de Ponferrada. Sua planta baixa é dedicada aos assentamentos primitivos, desde o Paleolítico Inferior, até o final da era romana.


Museo del Bierzo - Minube.com


Indo de Pontevedra, Galícia, para Ponferrada

Um videozinho básico da estrada:

 



 Chegando ao Castelo dos Templários

 



 
 

Mais imagens, vejam no link a seguir:
http://www.spainisculture.com/en/destinos/ponferrada.html 

Finalizo o post com o quadro de horários de funcionamento do Castelo:



Notem que os horários na parte da manhã são de terça a domingo. 
Na parte da tarde, os horários variam muito em determinadas épocas do ano, dependendo da luz do sol e das sua influência em alguns pontos  exteriores do complexo fortificado.
O castelo é fechado aos domingos e às segundas.


De  15/10/2015 - 31/12/2015:

  • Manhã 11:00 a 14:00 h.
  • TARDE 16:00 a 18:00 h.

De 01/04/2015 - 14/10/2015:

  • Manhã 10:00 a 14:00 h.
  • TARDE 16:30 a 20:30 h.
 

  Fontes:
  http://www.spainisculture.com/
Todas as fotos com data de agosto de 2014 são de meu arquivo pessoal.
http://www.spain.info/pt/
que-quieres/ciudades-pueblos/otros-destinos/


[Valid RSS]