Começo justificando o post: não pertenço à Logosofia, não estou fazendo propaganda, mas ganhei um calendário da Fundação Logosófica e, confesso, me encantei com os pensamentos nele contidos. Se encaixam perfeitamente ao estado caótico do mundo moderno, com seres humanos indiferentes aos problemas que atingem a maioria; com falta de vontade política para resolver problemas cruciais para grande parte da população; com pessoas se deixando levar pela vaidade e, em nome de tal vaidade cometendo atos ignóbeis; seres intolerantes por toda parte; uma falta de gentileza e afabilidade, que tornam nosso mundo mais áspero e cruel; enfim, achei que cada máxima contida neste calendário merecia ser repassada, na esperança de que os possíveis leitores do post refletissem sobre elas.Aposto que se nós as estivéssemos colocando em prática há mais tempo, Ruy Barbosa não teria se manifestado da forma cética como se manifestou:
De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.
Quem sabe o próprio Ruy, que não foi tão imune assim à maracutaias e gambiarras, teria se poupado um pouco, tido mais ética e não praticado atos que favorecessem ou privilegiassem banqueiros e amigos, nos moldes do FHC. E Ruy fez isto (veja livro "Os Cabeças de Planilha", de Luís Nassif). Em 20 de janeiro de 1891, Rui Barbosa deixou o cargo de ministro da Fazenda, para dirigir companhias que haviam sido criadas durante o encilhamento e das quais era sócio junto ao Conselheiro Mayrink(um financista).
Agora, aos pensamentos sem mais delongas...
INCONSTÂNCIA X PERSEVERANÇA
"A Natureza e a própria vida nos dão um exemplo de perseverança, ao se realizarem ininterruptamente nelas os processos que fazem possível a existência universal humana".
INADAPTABILIDADE X ADAPTABILIDADE
"A adaptação é um poder consubstancial com a natureza física e psíquica do homem, que lhe permite suportar os maiores sofrimentos e incômodos sem perder as prerrogativas de seu gênero"
VERBORRAGIA X CONCISÃO
"As palavras não devem ser esbanjadas, porque podem faltar quando for necessário que seu peso influa em alguma circunstância decisiva da vida".
CURIOSIDADE X CIRCUNSPEÇÃO
"A circunspeção consiste em passar do superficial ao profundo das coisas, do intranscendente ao importante e transcendente, da curiosidade ao interesse que o fim procurado justifica".
DESOBEDIÊNCIA X OBEDIÊNCIA
"O acatamento inteligente do indivíduo a normas, regras, deveres e leis contribui para estabilizar a harmonia na convivência humana".
INDISCRIÇÃO X DISCRIÇÃO
"A discrição é a chave de segurança que fecha a porta das confidências mais doces e sensíveis, só pronunciadas dentro de nós mesmos".
ASPEREZA X AFABILIDADE
"A afabilidade é o mel que, derramado sobre o vinagre psicológico, melhora seu sabor".
INTOLERÂNCIA X TOLERÂNCIA
"A tolerância termina quando começa o abuso".
VAIDADE X MODÉSTIA
"A modéstia é virtude que surge espontânea da alma, permitindo que as pessoas se sintam cômodas e seguras, seja qual for o lugar onde se encontrem".
INDIFERENÇA X INTERESSE
"A vida não deve ser indiferente a nada. A morte, sim, é indiferente a tudo".
FALTA DE VONTADE X DECISÃO
"Vontade é a força psíquica que move as energias humanas e põe em atividade as determinações da inteligência para o bem, defesa e superação do indivíduo".
"Desde que o homem começou a ter as primeiras noções de moral, vem-lhe sendo repetido que deve ser bom, que deve elevar sua vida e ser melhor. Entretanto, foi-lhe ensinado positivamente como fazer para alcançar semelhante desiderato? A resposta, por demais sugestiva, é oferecida pelo estado de incrível desorientação em que hoje ele se encontra. Não lhe foi ensinado como ser melhor".
Olá estimada blogueira,
ResponderExcluirFeliz em saber que os axiomas logosóficos te fez relacionar com o cenário atual da humanidade.
Aproveito para convidá-la para uma palestra no teatro Eva Herz da livraria Cultura do conjunto nacional (av.Paulista, 2073/SP) no dia 22/06/2013, 11h, com o tema "Quem sou eu?" em referência ao relançamento do livro Exegese Logosófica.
É uma atividade gratuita e pública.
Grato
Artur Tokimatsu
Pelo setor de divulgação da Fundação Logosófica em Prol da Superação Humana - Sede Cultural Saúde/SP