quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A importância de compreender (Lin Youtang)

Minha edição é bem antiga, do Círculo do Livro: acho que este livro só está disponível em sebos, mas vale a pena aquiri-lo. Você não precisa seguir uma ordem de leitura, pondendo ler na seqüência que quiser: de acordo com o próprio autor, Lin Yutante,um chinês nascido em 1895.
"não deveria ter ordem em um livro deste tipo,destinado a que nele se pesque ao acaso. Muitas antologias ou seletas chinesas não se preocupam com a ordem (seqüência), devendo cada trecho falar por si só, para que nele mergulhe o leitor quando folhear as páginas, encontrar uma palavra ou linha que lhe prenda a atenção. Demasiada ordem prejudica a disposição de repouso para a leitura de um livro."
 E, lendo este livro, o leitor - realmente, terá a deliciosa sensação de repouso e encontrará um refúgio para a incompreensão e mazelas do dia-a-dia do ocidental, tão repleto de desgastes e stress.

Os assuntos relacionados a diversos aspectos da vida, sob a ótica da milenar cultura chinesa. Ele contem provérbios, poemas, reflexões, diálogos, comentários, em 456 páginas que prendem a atenção do leitor, que se fascina com idéias com pedaços de vida cotidiana, literatura, arte, cultura filosofia.
Deixo ao amigo do blog, algumas passagens, selecionadas ao acaso, para sua avaliação:

- Os jovens deveriam ter a sabedoria dos velhos e os velhos deveriam ter o coração dos jovens.


-Não posso esperar ser um lavrador, mas aprenderei a regar as flores; não posso esperar tornar-me um lenhador, mas ficarei satisfeito arrancando as ervas daninhas.


- A literatura é paisagem na escrivaninha; a paisagem é literatura na terra.


- Os clássicos devem ser lidos quando se está sozinho, para refletir. A História deve ser lida juntamente com amigos, para trocar opiniões.

Claro que não vou transcrever aqui tudo: têm historietas tipo as histórias budistas ou de Nasrudin (o mestre sufista), poemas, coisas lindas e deliciosas, que vou deixar ao leitor descobrir no livro.
Com certeza, a leitura deste livro vai proporcionar ao leitor muitas reflexões, que só terão valido a pena se forem aplicadas no dia a dia. Sei que é difícil de aplicar tudo na prática, ou mesmo de lembrar aquilo que nos fez refletir, mas vale a pena ir tentando, em doses homeopáticas, usar cada reflexão deste livro  no nosso dia a dia: a vida ficará, com certeza, muito mais humana...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[Valid RSS]