segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

A ARTE DE JOHN CONSTABLE

autorretrato

Grande artista britânico, John Constable (1776-1837) é considerado um dos maiores paisagistas de seu país. Era admirador dos paisagistas holandeses, como Claude Lorrain, que tiveram grande influência em sua carreira. Durante sua vida, vendeu apenas 20 telas na Inglaterra, apesar de sua grande aceitação na França.Estudou na Royal Academy Schools. e realizou sua primeira exposição em 1802, só tendo sido aceito como membro da Royal Academy em 1829.
Ele baseava suas obras em desenhos que fazia diretamente da natureza: nuvens, árvores, efeitos de mudança de cor. Trabalhava sempre ao ar livre e, em geral,desenhava diretamente  com óleo ou usava rascunhos que levava para seu ateliê. Ele chamava suas obras maiores de "métricas". Nunca antes as paisagens adquiriram tamanha proporção. Apesar de nunca ter saído da Inglaterra, seus trabalhos influenciaram artistas franceses, entre eles Eugène Delacroix.Ele transmitia como ninguém o azul do céu, o frescor das folhas verdes, a natureza e o relacionamento humano.
Agora, uma amostra de seu trabalho: "mais vale ver uma vez do que ouvir cem vezes", já dizem os russos. Mãos a obra!
* A Catedral de Salisbury vista do jardim do bispo (1823)
 *Stonehenge, Londres
* O carro de feno
 * Nuvens:
 * Retrato de Maria Bicknell, com quem se casou contra a vontade da família dela. Foram felizes, pelo que consta em sua biografia.
O moinho em Fletforde (1817)
* A construção de barcos em Fletforde (1815):
Outras paisagens:

Fontes: 
livro 501 Grandes Artistas
www.yandex.ru

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[Valid RSS]