segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Aznavour,pra sempre Aznavour!


Charles aznavour é um ator, compositor, interprete e diplomata franco armênio. Atualmente ele reside em Genebra, na Suíça, onde é embaixador da Armênia e representante permanente deste país junto a ONU.

  Seu nome verdadeiro é Chahnourh Varinag Aznavourian. Nascido em Paris, a 22 de maio de 1924, filho de imigrantes armênios, artistas,  na capital francesa.Aliás, seu pai era armênio descendente de georgianos.

Cresceu entre artistas em um pequeno restaurante aberto por seu pai na rua Huchette, em Paris e desde os nove anos de idade começa a se apresentar nos palcos. Em 1946 ele é descoberto pela célebre cantora francesa Edith Piaf e a acompanha em uma tournée por toda a França e aos EUA.Por um ano e meio acompanhou Piaf, fazendo o maior sucesso.Mas a grande "explosão" de sua carreira se daria em uma tournée no Marrocos, em Casablanca, no ano de 1956.Daí para o Olympia foi um pulo, se tornando célebre em todo o mundo e um dos maiores nomes da música francesa.Compôs mais de mil canções e, eclético que é,  canta em vários idiomas:francês, armênio, inglês, italiano, espanhol, alemão, russo e português.Também compõe nos idiomas citados.Eclético, ainda, na performance de sua voz, que é de tenor, mas que ele "estica' para barítono.

Ator de cinema, ao longo de sua carreira atuou em mais de  sessenta filmes.

Desde o terremoto de 1988, que assolou a Armênia, o cantor tem ajudado o país através de uma bela obra de caridade, a Fondation Aznavour Pour L'Arménie (Fundação Aznavour para a Armênia), que destina toda a sua milionária arrecadação à ajuda humanitária e assistência de desenvolvimento de infra estrutura daquele país, desde 1992. Em Yerevan, a capital da Armênia, existe uma praça em sua homenagem, a Praça Aznavour,


Nesta cidade, também, existe a "Casa Museu Charles Aznavour", inaugurada em 2011. O local serve, além de museu, de moradia do cantor quando de suas estadias na cidade.


O edifício possui 5 andares e uma vista explêndida para o Monte Ararat, com visão panorâmica de Yerevan.


É uma casa confortável,mas sem luxo, com uma sala de concertos, além do museu. Veja mais fotos a seguir:


Inauguração, com a presença do presidente da França,da Armênia e do cantor

 
 
 

 É o reconhecimento de um país por tudo o que este artista faz por ele. Merecido.

Agora, um pouco da música de Aznavour: navegando no Facebook, encontrei esta playlist, que compartilho com vocês. Espero que o leitor do blog passe momentos agradáveis ao som deste franco-armenio, um dos maiores cantores do mundo.

Charles Aznavour Music Playlist, Charles Aznavour Songs at uWall.tv a Wall of Music

Aznavour, com seus quase noventa anos, ainda está em sua plena forma artística, correndo o mundo com suas tournées musicais,  com sua tradicional elegância e seu habitual romantismo - um verdadeiro espetáculo.Confira a seguir, suas apresentações em diversas cidades mundo afora:



Deixo vocês com um pouco mais do Aznavour, através dos vídeos do youtube:



Cantando em russo a canção "Vetchnaya liubov' ("Une vie d'amour", em francês)

Referências:
http://www.charlesaznavour-lesite.fr/
www.youtube.com
http://www.monsieur-biographie.com/celebrite/biographie/charles_aznavour-1503.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

[Valid RSS]